prorrogado

Sua nova chance de morar ou investir em portugal

A gente cuida de tudo para você comprar seu imóvel em portugal sem dor de cabeça.

Como é o mercado imobiliário em Portugal? Descubra agora!

Alternate Text

O crescente interesse dos brasileiros pela experiência de morar em Portugal já faz essa população ultrapassar os 105 mil habitantes, segundo um relatório do SEFSTAT, portal de estatísticas que monitora a entrada dos estrangeiros no país. Assim, a comunidade brasileira vivendo em cidades portuguesas é cada vez mais numerosa e representativa.

Diante desse contexto, o mercado imobiliário em Portugal ganha crescente relevância no Brasil. Afinal, quem deseja se mudar para o país europeu se beneficia ao conhecer os aspectos relacionados aos imóveis de lá. Tal conhecimento tende a facilitar, e muito, fazer um sólido investimento em terras portuguesas.

Para saber mais sobre esse instigante assunto, prossiga a leitura!

O atual mercado imobiliário em Portugal

Como resultado da intensa — e constante — demanda imobiliária originada pelos estrangeiros, o mercado de compra, venda e locação vai muito bem em Portugal. Esse aquecimento é fruto, principalmente, de medidas adotadas pelo governo português para atrair investimentos.

Entre esses esforços, que se revelaram bastante estratégicos, está a criação do Visto Gold e os diversos incentivos que contemplam quem investe na reabilitação de imóveis em áreas urbanas. A facilidade de realizar uma aquisição imobiliária nas cidades portuguesas é mais um atrativo que conta a favor do mercado imobiliário da região.

Nessas localidades, o comprador leva por volta de apenas 4 semanas para concluir um negócio imobiliário. Isso, contando todas as fases da transação imobiliária que se seguem ao contrato de compra e venda de propriedade. Vale destacar que essa agilidade não significa menor segurança à negociação, pois Portugal conta com normas jurídicas que garantem inteira tranquilidade ao comprador.

A intensa valorização que destaca esse mercado na Europa

O crescimento dos preços de imóveis em Portugal é positivo, colocando o país como terceiro lugar da Europa no quesito valorização imobiliária. Esse animador panorama foi divulgado pela Eurostat, gabinete estatístico europeu. A alta é reflexo direto da aquecida procura por estúdios, casas e apartamentos na localidade, que fica atrás apenas de Hungria e República Checa no tocante ao custo médio do metro quadrado.

Tal panorama torna o país muito atrativo para os compradores brasileiros, ainda mais tendo em vista que a inflação em Portugal é zero. Além disso, os investimentos imobiliários por lá são fechados em euro, a moeda forte da Europa.

Expectativas futuras

Os elementos que têm alavancado a valorização imobiliária portuguesa seguem em plena ação. Das muitas condições que fazem de Portugal um dos destinos mais procurados na Europa, destaca-se o bom desempenho da economia europeia.

Esse resultado, refletido em baixos níveis de desemprego e taxas de juros atrativas, coloca mais dinheiro no bolso dos viajantes. Como o custo de vida em Portugal está, há tempos, abaixo do percebido nos demais países da Europa, o país se mantém como um dos preferidos de quem busca qualidade de vida.

As regiões mais valorizadas do mercado imobiliário em Portugal

Os imóveis localizados em Portugal mostram importantes diferenças de preço, conforme a localização. Dessa maneira, o custo de investimento para se adquirir uma propriedade no país demonstra enormes variações. Confira, abaixo, alguns dos lugares mais valorizados, suas características e preços médios do metro quadrado para venda.

Lisboa

A capital portuguesa desponta como o mais expressivo lugar do país, pelo caprichado conjunto de atributos que apresenta. Sede política, o lugar concentra cerca de 28% da população de toda Portugal, tem grande força econômica e efervescente mercado imobiliário. 

A grande demanda por imóveis em Lisboa se explica por fatores que, conjugados, rendem imenso reconhecimento à cidade. Considerada capital do turismo de curta e média duração, coleciona títulos e é uma região com excelente qualidade de vida. Tudo isso alavanca a valorização local, ocasionando preços médios de venda em torno de 3.010 euros por metro quadrado.

No Centro de Lisboa, que abrange áreas nobres como as Avenidas Novas e muitos lugares turísticos, a exemplo de Alfama, o valor do metro quadrado extrapola os 3.500 euros. Contudo, dependendo da localidade, esse preço sobe consideravelmente, podendo ultrapassar os 5 mil euros por metro quadrado. 

Entre esses pontos ultra valorizados de Lisboa, estão as localidades abaixo elencadas:

  • Príncipe Real;
  • Chiado;
  • Avenida da Liberdade;
  • Alfama;
  • Cascais;
  • Estoril;
  • Avenidas Novas;
  • Fátima;
  • Costa da Catarina.

Esses lugares são consagrados como os mais nobres e charmosos de Lisboa, portanto, estão entre os mais procurados e valorizados da capital portuguesa.

Porto

Essa cidade é a segunda mais populosa de Portugal, mostra ótimos índices ligados à segurança e conta com ensino de qualidade. Nela também se destacam os transportes e a saúde pública. 

As oportunidades proporcionadas pelo mercado de trabalho local são mais aspectos favoráveis à prática de valores elevados, em se tratando da venda dos imóveis situados no Porto. Desse modo, o preço médio do metro quadrado na cidade do Porto está em 1.000 euros. Isso, considerando-se o custo dos imóveis em todas as freguesias que integram a localidade.

Braga

Braga fica na região norte de Portugal e alia o melhor de dois mundos, conjugando muito bem o antigo e o contemporâneo. Assim, embora tradicional, a localidade foi escolhida como a Capital Europeia da Juventude. Terceira maior cidade do país, o local tem pontos históricos e culturais, além de vastas possibilidades de passeios.

O custo de vida por lá é dos mais vantajosos de Portugal, face a tudo que a cidade oferece. Por tudo isso, quem escolhe morar no norte do país encontra boas possibilidades em Braga. Inclusive quanto à moradia, já que o custo médio dos imóveis para venda fica em 705 euros por metro quadrado.

Muitos são os motivos que levam os brasileiros a contribuírem para aquecer o mercado imobiliário em Portugal. Essa contínua procura por casas e apartamentos nas cidades portuguesas se dá em função da qualidade de vida experimentada por lá. O país é considerado o terceiro mais seguro do mundo, além de apresentar clima ameno e um litoral tão belo quanto extenso.

Mais vantagens de morar em Portugal estão nos excelentes modais que integram seu transporte público, no alto nível das escolas portuguesas e no atendimento à saúde oferecido aos moradores locais. Isso tudo, somado à inexistência de barreiras linguísticas entre brasileiros e portugueses, faz com que morar ou investir em Portugal seja uma excelente escolha.

Se você deseja ajuda para encontrar as melhores ofertas de imóveis em Portugal, entre em contato com o Moving Imóveis que vamos auxiliar você nessa tarefa!

Veja também